domingo, setembro 28, 2014

30 de setembro: VON HEUTE AUF MORGEN (1997) + ONDE JAZ O TEU SORRISO? (2001)


Terça-feira, dia 30 de Setembro, o Cineclube FDUP retoma a sua actividade, após a habitual pausa durante o Verão, com uma sessão especial dupla.

Começaremos com Von heute auf morgen (1997), da dupla Straub-Huillet, obra adaptada de uma ópera de Arnold Schönberg.

Segue-se Onde Jaz o teu Sorriso? (2001), de Pedro Costa, filme-homenagem ao casal Straub-Huillet e, quase em simultâneo, verdadeira lição de Cinema.

Será uma tarde preenchida na sala 1.01 da FDUP, com a sessão a ter início pelas 18h15, contando com uma breve pausa entre os filmes. A entrada, como de costume, é gratuita.

Contamos com a vossa presença!

-//-

«"Onde Jaz o Teu Sorriso?" acompanha a montagem de uma terceira versão de "Sicília!". Este é, portanto, um filme sobre esse trabalho longo, doloroso, decisivo, de combate frente a "uma matéria que resiste", como dirá Straub. "Quando o Jean-Marie me disse que iam para uma escola no Norte de França montar uma terceira versão do 'Sicília!", pensei que, se calhar, era isso que eu queria filmar, a montagem", lembra Pedro Costa. "Ele disse logo: 'A montagem não se filma, não consegues'. Respondi-lhe: 'Mas posso tentar.' Ele ainda insistiu: 'Mas olha que aquilo é trabalho, como é que vais filmar?' Tentei explicar-lhe que queria filmar o cinema pelo trabalho longo, de forma a que na duração do meu próprio filme estivesse a duração do que é a montagem. E, aí, ele disse: 'Mas, atenção, porque não descobrirás segredo artístico nenhum, isso não existe.'"»

O resto do texto de Kathleen Gomes sobre Onde Jaz o teu Sorriso?, ali.

Sem comentários: