quinta-feira, outubro 31, 2013

Passatempo "Cineclube FDUP leva-te ao LEFFEST'13"

 
O Cineclube FDUP associa-se ao Lisbon and Estoril Film Festival' 13 (LEFFEST), tendo 6 bilhetes duplos para oferecer.
Aos primeiros seis a responderem à pergunta "Quais os realizadores a serem homenageados nesta edição de 2013 do LEFFEST?" será atribuído um bilhete duplo para o Festival. Viaja pelo site do festival para descobrires a resposta!
A resposta deverá ser enviada para o email do Cineclube FDUP (cineclubefdup@gmail.com) até ao dia 9 de Novembro, acompanhada do nome completo e número de cartão de cidadão. Será atribuído somente um bilhete duplo por participante.


Estes bilhetes destinam-se às seguintes sessões:

 1 bilhete duplo para "Sieniawka", de Marcin Malaszczack, no Estoril, dia 11 de Novembro pelas 15h.
1 bilhete duplo para "When Evening Falls on Bucharest or Metabolism", de Corneliu Porumboiu, no Estoril, dia 12 de Novembro, pelas 17h.
1 bilhete duplo para "Vic + Flo ont vu un ours", de Denis Coté, no Estoril, dia 13 de Novembro, pelas 15h.
1 bilhete duplo para "A Batalha de Solferino", de Justine Triet, no Estoril, dia 14 de Novembro, pelas 15h.
1 bilhete duplo para "Short-Term 12", de Destin Cretton, em Lisboa, dia 15 de Novembro, pelas 14:30h.
1 bilhete duplo para "Fish & Cat", de Sharam Mokri, no Estoril, dia 16 de Novembro, pelas 15h.
 
 
 
Participa já!!! 

quarta-feira, outubro 30, 2013

Este Sábado há cinema e é gratuito, no Passos Manuel

 

 
Sábado, dia 2 de Novembro pelas 21:30h, decorrerá no cinema Passos Manuel a apresentação do Ciclo Federico Fellini a realizar-se entre Novembro e Fevereiro nas instalações da ASCIP. O ciclo será organizado pela milímetro e a Associazione Socio-Culturale Italiana Del Portogallo Dante Alighieri.
A entrada é livre.
 
 

«Oito anos depois de "As Noites de Cabíria", Fellini volta a dirigir a sua mulher, Giulietta Masina, nesta sua primeira longa-metragem a cores. E é precisamente o uso da cor um dos grandes trunfos do filme, que trata das frustrações sexuais de uma mulher de meia-idade da alta burguesia italiana». - Cinemateca Portuguesa
 

domingo, outubro 20, 2013

22 de Outubro: Gertrud, de C. Dreyer

 

design do cartaz: Daniel Mudrák
 
 
Para a segunda sessão deste semestre, terça-feira, dia 22, o Cineclube FDUP reservou o último filme de Carl Dreyer, Gertrud (1964), o culminar da carreira do realizador dinamarquês marcada por obras-primas como A Paixão de Joana d'Arc (1928) ou Ordet (A Palavra) (1955).

Gertrud é o retrato de uma mulher que abandona o casamento, motivada pela crença num amor ideal de que o marido não é reflexo, e que procura na relação com o jovem amante Erland e nas memórias de uma paixão antiga, Gabriel. 


 Às 18h15, na sala 0.01 da FDUP.
Não percam!

 

terça-feira, outubro 15, 2013

O LEFFEST está de volta

e traz novidades fantásticas.

 
Realizar-se-á uma vez mais entre Lisboa e Cascais, de 8 a 18 de novembro, sendo que este ano o Lisbon & Estoril Film Festival tem já garantidas as presenças de cineastas como Wong Kar-Wai (com o filme The Grandmaster), James Gray (The Immigrant terá antestreia nacional no certame, sendo um dos filmes de encerramento), Roman Coppola e o ator Jason Schwartzmann (vai passar, fora de competição, a longa-metragem A Glimpse Inside of the Mind of Charles Swan III) ou Alexandr Sokurov.
O festival foi apresentado durante esta manhã no Centro Cultural de Belém, uma das salas que recebe a vasta programação do festival, juntamente com o Centro de Congressos do Estoril, o Cinema Monumental, o Espaço Nimas, o Museu Nacional de História Natural e da Ciência, o MusicBox, o Casino Estoril, a Casa das Histórias Paula Rego e a Cinemateca Portuguesa.
Os grandes vencedores deste ano dos festivais de Cannes, Veneza, Berlim, Locarno, San Sebàstian e Sundance terão antestreia nacional no festival de Paulo Branco, nomeadamente A Vida de Adèle, de Abdellatif Kechiche (Palma de Ouro em Cannes), Sacro Gra, de Gianfranco Rosi (Leão de Ouro em Veneza), Child's Pose, de Cali Peter Netzer (Urso de Ouro em Berlim), Història de la meva mort, de Albert Serra (Leopardo de Ouro em Locarno), Pelo Malo, de Mariana Rondón (Concha de Ouro em San Sebàstian) e Fruitvale Station (Grande Prémio do Júri em Sundance).
Vão ainda passar em antestreia nacional os novos filmes de Roman Polanski, Joel e Ethan Coen, Jim Jarmusch, Asghar Farhadi e de Fanny Ardant (esta última com Cadências Obstinadas, que foi rodado em Portugal e, além de Asia Argento e Franco Nero, conta no elenco com atores nacionais como Nuno Lopes ou Ricardo Pereira).
Nesta edição os filmes em competição não se restringirão a produções europeias, contando ainda com filmes dos EUA, Canadá ou Argentina. O júri oficial do festival é constituído por Arto Lindsay, Dominique Gonzalez-Foerster e Vhils.
 
A notícia é daqui e pode ser confirmada no site oficial do festival.

sábado, outubro 05, 2013

8 de Outubro: "A Loja da Esquina" (1940), de Ernst Lubitsch

 
 
design: Daniel Mudrák
 

O Cineclube FDUP retoma a sua usual programação semestral a 8 de Outubro com o famoso 'toque de Lubitsch'. O filme A Loja da Esquina (1940), de Ernst Lubitsch, poderá ser visto na próxima terça-feira, na sala 0.01, na Faculdade de Direito da Universidade do Porto, pelas 18h15.
 
"Um dos filmes mais amados de Ernst Lubitsch, embora bastante diferente das suas obras-primas dos anos trinta,(...) THE SHOP AROUND THE CORNER, adaptado de uma peça húngara, é quase sentimental, com a história de dois modestos colegas de trabalho que se vêem todos os dias na loja, sem suspeitar que trocam, um com o outro, uma correspondência amorosa. Mas, também neste registo, a mise en scène de Lubitsch é um prodígio de perfeição." Cinemateca Portuguesa.

terça-feira, outubro 01, 2013

Programação 1º semestre 2013/2014

 
 
design: Daniel Mudrák.
 
 
E assim, com um dos mais belos cartazes vistos por aqui, o Cineclube FDUP regressa com a sua habitual programação para o 1º semestre do ano lectivo 2013/2014.
 
As sessões manter-se-ão quinzenais e às terças-feiras, na sala 0.01, pelas 18:15h. A entrada permanece gratuita e é para todos!
 
Contamos com a tua presença!
 
 
Programação  1º semestre 2013/2014:
 
8 de Outubro
A Loja da Esquina (1940), de Ernst Lubitsch.
 
22 de Outubro
Gertrud (1964), de Carl Dreyer.
 
5 de Novembro
Taipei Story (1985), de Edward Yang.
 
19 de Novembro
A Caixa de Pandora (1929), de G. W. Pabst.
 
3 de Dezembro
Umberto D. (1952), de Vittorio De Sica.