terça-feira, abril 27, 2010

domingo, abril 25, 2010

este filme é extraordinariamente belo



Les Herbes Folles (2009), de Alain Resnais.

25 de Abril

A vaga vampiresca voltou ao cinema e à televisão, quase sempre em registo chunga. Mas outros registos há - na Música, por exemplo. E este abaixo canta o dia de hoje... Viva!

sexta-feira, abril 23, 2010

segunda-feira, abril 19, 2010

4ª Sessão - 12 Angry Men


Quinta-feira 22 Abril
18h Sala 1.01
12 Angry Men - Sidney Lumet

Apresentação: Prof. Doutor Paulo de Tarso

As Tardes Italianas - aconselha-se!

"Nascido de uma troca de ideias entre a Reitoria da Universidade do Porto, o Consulado Honorário de Itália no Porto, o Instituto Italiano de Cultura de Lisboa e a Associação Socio-Culturale Italiana del Portogallo, o ciclo de projecções de filmes italianos que apresentamos nos meses de Abril e Maio de 2010, destina-se a oferecer um panorama de trabalhos recentes de realizadores italianos, já afirmados ou estreantes que até à presente data nunca estiveram integrados em programações culturais da cidade do Porto. "


20 de Abril -17h30
"La Rabbia di Pasolini"
Giuseppe Bertolucci
Pier Paolo Pasolini

27 de Abril - 18h30
"Apnea"
Roberto Dordit

29 de Abril - 18h30
"La seconda notte di Nozze"
Pupi Avati

4 de Maio - 18h30
"La Febbre"
Alessandro D´Alatri

11 de Maio - 18h30
"I demoni di San Pietroburgo"
Giuliano Montaldo

13 de Maio - 18h30
"Il maestro Degli Errori"
Pietro Maria Benfatti

18 de Maio
"Il vento fa il suo giro"
Giorgio Diritti

20 de Maio
"L´Abbuffata"
Mimmo Calopresti

25 de Maio
"La Masseria Delle Allodole"
Paolo e Vittorio Taviani

27 de Maio
"Centochiodi"
Ermanno Olmi

Local - Auditório Gomes Teixeira (Reitoria UP) - Entrada livre

domingo, abril 18, 2010

"Shot me in the heart"



Banda sonora de Black Dynamite (2009), filme-hino ao género "Blaxpoitation" (ver aqui, por exemplo) dos anos 70.
Música e argumento por Adrian Younge and the Black Dynamite Sound Orchestra; realizado por David Wong e produzido pela revista Wax Poetics (cuja publicação nº 38, de Novembro/Dezembro de 2009, se debruça aprofundadamente sobre a época "Blaxpoitation").

quinta-feira, abril 15, 2010

Super Sexy Girl

Zé, e o teu post fez-me lembrar a Pam Grier na abertura* do Jackie Brown**:



* falava há uns dias num dos finais de filme mais famosos da história do cinema. Não será esta uma das abertura de filme mais
espectaculares (no verdadeiro sentido da palavra) alguma vez feita?

** embora goste mais desta banda sonora. :)

Tony Manero

Francisco, o teu post lembrou-me esta banda maravilhosa. Hehehehe

estou há não sei quanto tempo à espera deste filme*


"Pablo Larraín é um dos mais promissores jovens cineastas da última vaga do cinema sul-americano. TONY MANERO (Cannes, Quinzena dos Realizadores) é o primeiro filme de uma trilogia que o realizador está a dedicar ao Chile contemporâneo. No Chile de Pinochet, Raúl Peralta participa num concurso televisivo onde imita Tony Manero, o personagem que Travolta interpretava em Febre de Sábado à Noite. Mas Raúl, nem sempre dança...

Estreia esta quinta-feira, em exclusivo no cinema Medeia Cidade do Porto.

Evocando os tempos conturbados da ditadura de Augusto Pinochet, Tony Manero repõe na actualidade cinematográfica a possibilidade de um realismo que resiste às aparências mais ou menos pitorescas (mesmo se as integra), procurando as convulsões mais secretas dos seres humanos. É um realismo dos corpos e dos lugares apoiado numa laboriosa escrita dramática. Daí que seja fundamental celebrar a qualidade dos actores, com inevitável destaque para o protagonista, Alfredo Castro.

JL, DN * * * *

Raúl Peralta representa uma sociedade. O seu comportamento é o comportamento de um país. Aquela impunidade é a impunidade que está no ar. Ele faz o que ele vê. Não se deve julgar o que ele faz sem julgar o país. Como nos filmes de Pedro Costa, que mostra Portugal de forma muito privada, muito pessoal, também eu convido as pessoas a entrar no meu país.”

O realizador Pablo Larraín, em entrevista ao Ípsilon".

* desde que ele foi objecto de um artigo no Ípsilon, não me lembro ao certo da data.

quarta-feira, abril 14, 2010

Um semestre cheio de Cinema - CineFEUP !

Cineclubistas,

Já um pouco tarde, mas aqui fica a programação do CineFEUP para este semestre, e o devido link para o blog - http://cinefeup.blogspot.com


"Este semestre, o ciclo é dedicado a Cannes, ou seja, tens a hipótese de ver filmes que já foram premiados neste festival mas que, comercialmente, não são tão divulgados como seria de esperar.

13 Abril - Persepolis, de Vincent Paronnaud

20 Abril - O Quarto do Filho, de Nanni Moretti

27 Abril - Feios, Porcos e Maus, de Ettore Scola

18 Maio - Punch-Drunk Love, de Paul Thomas Anderson

Basta apareceres às 21 horas no anfiteatro B003, na FEUP. A entrada, como sempre, será gratuita."

terça-feira, abril 13, 2010

O Filme do Ano !



Um pouco do verdadeiro ...



domingo, abril 11, 2010



Eu não conheço a obra de Tim Burton por aí além (não vi o "Eduardo Mãos de Tesoura", por exemplo), mas do que conheço e do que me ficou no espírito depois de ver "Alice no País das Maravilhas"", partilho muito deste pensamento:

"(...) a ameaça instalou-se na nossa cabeça quando soubemos do seu projecto seguinte: uma versão em 3D de "Alice no País das Maravilhas". Primeiro, a escolha da história parece-nos completamente redundante numa obra que, de forma arrojada e por vezes corajosa, sempre soube "brincar" com o imaginário do clássico de Lewis Carroll.
A popularidade universal da história e personagens colocava a Burton um dilema: fazer jus à obra, e ao imaginário popular que a transcende, e refrear o espírito "dessacralizador" que sempre o caracterizou ou dar-lhe um enquadramento radicalmente novo, leia-se, "burtonizá-lo" dos pés à cabeça. Pensamos que, de modo politicamente correcto, Burton quis fazer as duas coisas e, com isso, ficou a meio caminho nas duas: tornou a "wonderland" numa "underland" e, com isso, satisfez os seus mais indefectíveis que o vêem como um auteur do "fantástico para adultos" (negro, irónico e freudiano) e, por outro lado, seguiu previsivelmente a narrativa mais repetida na história das imagens e impingiu ao espectador uns óculos de plástico (qual Charlie e companhia). Seremos só nós que não gostamos minimamente desta nova plástica de Burton?"


Não, eu também não gostei.

terça-feira, abril 06, 2010

3ª Sessão - The Apartment

The Apartment - Billy Wilder

Quinta-feira 8 de Abril - 18h
Sala 101 FDUP

ENTRADA GRATUITA
Aparece

segunda-feira, abril 05, 2010

A cena do carro em La Città della Donne fez-me lembrar uma outra cena, também de carro (apenas no que toca à cena em si, passada no carro) - uma das cenas finais mais famosas do cinema. Não vos traz nada à memória?



"Marcelo in Wonderland"

Assim se poderia chamar, como vi algures num comentário do IMDB, o filme La Città della Donne (1980), de Fellini.
Acho que esta cena capta muito bem, em jeito de síntese, o que de surreal, fantasioso e sexual comporta este filme.
Infelizmente, não encontrei a cena com legendas e, pior, a que encontrei está dobrada. Mas creio que se percebe bem: a cada retrato que Mastroianni acende, uma mulher fala com palavras lascivas de sexo, carne, tesão. Para a coisa melhorar, a mulher que Mastroianni encontra no fim da cena, "acende-as" todas ao mesmo tempo. Libidinoso...

sexta-feira, abril 02, 2010

Jesus Christ Superstar (1973), Norman Jewison


Não gosto de musicais, mas este tem algo de especial.