quarta-feira, novembro 03, 2010

Make them laugh!

Donnald O' Connor em Singin' in the Rain.

Não sei por que raio de motivo mas todos os clips do memorável momento "make them laugh!", de Singin' in the Rain (1952, de Gene Kelly), têm todos os códigos desactivados, o que me impede de aqui os partilhar no blog (fica, de todo o modo, o link).

Esse momento é não só fantástico do ponto de vista artístico (Donald O' Connor representa, dança, canta e faz habilidosos e variados números de circo), mas também por ser uma reflexão (descomplexada) sobre o Cinema em si: o Cinema como arte popular , como entretenimento e escape ao quotidiano social. No fundo, o Cinema como um lugar mágico onde podemos assistir a um bom espectáculo e passar um bom momento - e isto não é banalizá-lo, mas antes entendê-lo como toda e qualquer arte: a necessidade do homem na criação do Belo como fuga, como alternativa, como resistência, até, ao real e suas, passe a expressão (e o eufemismo), "chatices".
Claro que este é apenas um ponto de vista - que, aliás, não exclui de todo aproximações diversas -, e um ponto de vista altamente contestável para quem quiser ver dogmaticamente o Cinema como reflexão sobre o real e, na mesma passada, como motor de transformação social e intelectual. Mas isso são contas de um outro rosário...

Fica abaixo um outro momento de génio dessa obra-prima que ontem passou no Teatro Campo Alegre.


Donald O'connor gene kelly - Moses Supposes
Carregado por les-duos. - Novelas, pegadinhas e comedias em video

Sem comentários: